HomeViagemDestinos Internacionais10 fatos curiosos e bizarros sobre a China
Bizarrices Curiosidades Destinos Internacionais

10 fatos curiosos e bizarros sobre a China

Oficialmente reconhecido como República Popular da China, o país que costumamos chamar somente de China é o maior da Ásia Oriental, mais populoso e um dos mais visitados do mundo. Alguns hábitos culturais dos chineses são muito peculiares, assim como seus costumes, regras e leis que tendem a ser diferentes, bizarros e até estranhos para os que não residem na região. No entanto, esses fatos atraem milhões de turistas por ano as terras chinesas, deixando o país entre os melhores para conhecer, explorar e se aventurar.

Créditos do vídeo: Charles Hu

Se você é amante dessa nação magnífica, gosta de saber algo a mais sobre essa cultura oriental e almeja planeja sua viagem para lá, Os 10 Melhores separou uma lista incrível cheia de curiosidades e fatos interessantes sobre a China. Confira!

Muita gente para pouco espaço

Uma entre quatro pessoas do mundo inteiro é chinesa. Em 2016, a população da China era quase 1,4 bilhões de habitantes, isso representa um quinto de toda população da terra. Devido essa grande quantidade de pessoas o governo criou a Lei do Filho Único, que proíbe o nascimento de mais de um filho por casal. 

O Urso Panda é chinês

Todo mundo sabe que os ursos pandas são brincalhões, fofos e engraçados, mas o que talvez muitas pessoas não imaginam é que todos eles são da China, não importa o lugar que venham a nascer. Isso mesmo, por mais que os pandas existam em vários locais do mundo, eles continuando sendo chineses e o país ainda cobra taxas para que eles possam criar os animais dessa espécie. Graças a essas e muitas outras atitudes da China, os pandas não estão mais em extinção.

Praia Vermelha

Se você prefere locais mais exóticos a beira-mar, a cidade de Panjin, no nordeste da China será o destino ideal, graças à sua incrível praia vermelha. Todas as praias do mundo tende a ser azul variando de tom de acordo com as características de cada local, no entanto, a principal característica da de Panjin é a coloração vermelha que o solo adquire nos meses de outono. Nessa época, ervas chamadas de sueda, que crescem em locais com muito sal, formam um grande tapete vermelho na região que proporciona aos visitantes uma vista brilhante do espetáculo natural.

Redes Sociais Bloqueadas

O acesso a alguns sites e aplicativos são proibidos na China como o Facebook, o Twitter, YouTube, The New York Times e até o WhatsApp, usando o Wechat que assim como tal é um aplicativo de mensagens instantâneas. Apesar da decisão por parte do governo de censurar a internet  os habitantes usam muito essa ferramenta, eles são até recordista na aquisição de Smartphone. Mesmo com todas essas restrições, o país conta com clínicas especializadas em tratar pessoas viciadas em internet, algo extremamente contraditório, não é mesmo?

Redes-Sociais-China
Crédito da foto: Pixabay

O Sol Nasce Atrasado

Já se sabe que o território Chinês é o dos maiores do mundo, e como é de se esperar países de grande extensão territorial possuem mais de um fuso horário. A China possui quatro fusos, mas o governo decretou apenas um que é o da capital Pequim, e isso faz com que o sol venha a nascer e se pôr com certo atraso em alguns lugares. Um exemplo clássico é recorrente é o Leste da China, lá o sol nasce às 4 horas da manhã e no Oeste ele surge às 09 horas da manhã.

Papel Higiênico

O papel higiênico é uma invenção da China, no entanto, somente o imperador podia usar. Estranho não é mesmo? Com o tempo esse artefato foi se popularizando, mas a disponibilidade de tal é bem diferente do mundo ocidental, chegando a ser muito comum que nos banheiros de serviços públicos eles não estejam disponíveis para os usuários.

papel-higienico-China
Créditos da Foto: Pixabay

Outra peculiaridade muito interessante dessa invenção chinesa é que os restaurantes os colocam na mesa para substituir o guardanapo, em alguns estabelecimentos logo em sua entrada um cilindro gigante de papel higiênico fica a disposição para os clientes. Eles devem tirar o que irão precisar, levando diretamente para as suas mesas.

Gastronomia peculiar

Devido possuir uma cultura milenar, ser grande e populoso país a gastronomia Chinesa é conhecida mundialmente como exótica, e reconhecida por suas muitas peculiaridades culinárias que agradam todos os estilos e paladares. Em várias regiões até existe um ditado que diz que tudo que tiver quatro pernas e não for uma mesa, é comida. Além serem bem estranhas como ovo cozido em urina, sopa de ninho de pássaros e muitas outras, na China são consumidas grandes quantidades de gatos e cachorros.

Gastronomia-China

Algo interessante sobre tal feito é que devido às guerras e momentos de dificuldades, os chineses tiveram que se virar com o que tinha para comer, degustando o que tivessem a disposição para sobreviver e não morrer de fome. Ademais, vale ressaltar que quando for comer alguma iguaria de um chinês deve-se deixar um pouco de comida no prato, pois, se este ficar vazio significa que a comida não estava boa.

Cavernas como moradia

A China é um País inovador, que está sempre investindo em tecnologia avançada, mas também seu povo é apegado aos hábitos da cultura milenar, por exemplo, na moradia. Aponta-se que existem mais de 35 milhões de habitantes em cavernas-domicílios na China as chamadas yaodongs. Essa prática dos chineses existe há muitos séculos, mas os yaodongers vivem nessas cavernas como se as moradias não tivessem evoluído, alguns não possui eletricidade ou água corrente, já outras acompanham um pouco o estilo das casas urbanas usam até  eletrodomésticos.

cavernas-China
Créditos da Foto: China Daily

Gansos policiais

É normal encontramos como parte do corpo policial animais treinados para auxiliar na busca criminal, nos Estados Unidos e no Brasil, por exemplo, os cachorros são extremamente utilizados e se encaixam na equipe como personagem primordial nas investigações. A polícia da China também conta com a ajuda dos animais, só que para eles os gansos são as melhores opções, afirmando que eles tendem a ser mais rápido, agressivos e certeiros em seus sentidos.

Ganso-policial-China
Créditos da Foto: Pixabay

Maior Ponte de Vidro

Vários pontos turísticos na China possuem plataformas construídas com pisos de vidro, no entanto, nenhuma estrutura é tão grande e extensa quanto a ponte localizada no Hongya Park, na província de Sichuan. A ponte de vidro possui 488 metros de extensão e fica localizada entre dois penhascos a cerca de 210 metros de altura, sendo assim considerada  a maior de todo o mundo. O chão de tal é formado por 1.077 placas de vidro de 2,4 centímetros de espessura e, como se não bastasse o medo de olhar para baixo, ela foi projetada para balançar conforme as pessoas caminham.

Ponte-de-vidro-China
Créditos da Foto: Reprodução/YouTuber

BÔNUS: Proibiram o Brad Pitt

Devido ter participado como personagem principal do filme “Sete anos em Tibet”, o ator Brad Pitt indiretamente sofreu várias ameaças que o proibiam de pisar nas terras chinesas. O filme relata a história de um famoso alpinista austríaco, interpretado por Brad Pitt, que larga tudo para escalar uma das maiores montanhas do mundo. Até aí tudo bem, só que o problema está quando o personagem chega a cidade de Lhasa no Tibet, ele começa a mudar completamente sua vida graças a amizade que passa a ter com o então Dalai Lama.

Créditos do vídeo: Quadro por Quadro

Somente após 20 anos depois das gravações, o ator voltou às terras da China, apenas acompanhando Angelina Jolie na divulgação do seu filme Malévola. Apesar da forte crítica, o filme te leva a conhecer paisagens incríveis, além de possuir uma lição de vida, apresentar a rica cultura dos tibetanos e ser um ótimo filme para inspirar sua próxima viagem.

A China é sensacional! Desbravar as curiosidades, ruas e história deste belíssimo país proporciona a sua lista de experiencia grandes conhecimento. Com o HU viajar para esse país e para a Ásia é mais que possível, aproveite nossos pacotes e ofertas especiais.

Viva mais histórias pelo mundo!

Conheça outros roteiros e destinos através do nosso Facebook, Instagram, Youtube,Pinterest, Twitter e Viajante HU!

Comentar

Clique aqui para comentar

Categorias

Categoria - Viagem

Categoria - Filmes e Séries

Categoria - Humor

Categoria - Bizarrices

Categoria - Gastronomia

Categoria - Mundo Geek

Catergoria - Livros

Newsletter

Deixe aqui seu nome e e-mail para receber nossas novidades, participar de sorteios e muito mais ;P

Sua Viagem pelo Melhor Preço!

Você pode se interessar!